–O que é? A hérnia de disco, a protusão de disco, a dor ciática e as lesões degenerativas da coluna vertebral já são taxadas como a mais nova epidemia do século.

Segundo dados do IBGE, as dores nas costas (lombalgia, hérnia de disco lombar e cervical, discopatia degenerativa) são a terceira causa de aposentaria precoce e a segunda em licença ao trabalho no Brasil.

A hérnia de disco é uma lesão degenerativa da coluna vertebral, ocorrendo no disco, onde este disco tem um núcleo pulposo (com característica de uma gelatina). Quando esse disco é comprimido ele fissura e esse liquido extravasa comprimindo raízes nervosas que são muito sensíveis ao contato, proporcionando dores intensas com irradiação para pernas e braços, dormência nos membro, perda de força.

— O que é protusão discal? O disco invertebral, é um disco de cartilagem fibrosa presente entre os corpos vertebrais, nas articulações intervertebrais, com a função de absorver e diminuir os impactos sobre a coluna vertebral.

O disco pode em determinadas situações sofre um traumatismo ou mesmo um envelhecimento, podendo ocorrer uma ruptura do anel fibroso e o núcleo pulpuso extravasar do seu local original instalando o quadro de dor.

Na chamada protusão discal o disco não rompe o anel fibroso apenas se distende, podendo pressionar a raiz nervosa ou a medula espinhal, provocando dor e outros sintomas característicos de uma compressão de nervos.

–Sintomas da hérnia de disco: perda de força, dores nervo ciático, dores nas costas, formigamento, sensação de ardor, e até uma limitação de movimentos. Esses são os principais sintomas de um problema cada vez mais frequentes nos dias de hoje.

–Causas da hérnia da disco: genética( fatores hereditários), sedentarismo, aumento de peso, falta de exercícios  físicos, movimentos bruscos, idade avançada, exercícios incorretos, postura incorreta no esporte.

— Tratamento:

Tratamento não cirúrgico: a mesa de tração eletrônica que consegue como forma de tratamento e de maneira controlada, fazer a tração do seguimento do disco, com o objetivo de descomprimir a raiz nervosa e/ou o disco herniado sem cirurgia.

Esse tratamento não cirúrgico para hérnia de disco visa diminuir a pressão intradiscal, reidratando o disco, diminuindo o edema local, aumentando o espaço intradiscal, aumentando forame intervertrebal, favorece uma centralização do disco, descomprime o espaço disco somático com mais precisão. Nesta maca, aplica-se uma força de descompressão associado a flexão da coluna vertebral. Exatamente no nível a ser tratado, gerando uma abertura do canal vertebral, reduzindo a estenose.

O objetivo do tratamento é promover primeiramente a mobilização articular e relaxar os músculos. A mesa de tração eletrônica (sem cirurgia) que irá descomprimir as vertebras com precisão com capacidade de descomprimir a raiz nervosa e aumentar o espaço intervertebral, com movimentos capazes de realinhar a coluna e diminuir a pressão discal, estabilização vertebral (fortalecimento da musculatura profunda, músculos posturais e músculos do core)

–Manutenção: depois do período de dor controlado pelo tratamento de descompressão do disco (mesa de tração-flexão eletrônica), é necessário e bem importante a estabilização vertebral fortalecendo os músculos profundos da coluna vertebral, o pilates vai melhorar a dor, desenvolver os músculos melhorando a qualidade e os tornando mais resistentes e desenvolvendo a funcionalidade.

–Benefícios: os resultados são satisfatórios como tratamento não cirúrgico da coluna em 87% dos casos. Dentre eles, destacamos a redução da dor e melhora da mobilidade da coluna, desenvolvendo a funcionalidade de vida diária, melhora da mobilidade da coluna, consciência corporal e postura, melhora o grau de mobilidade musculo-articular e diminui a compressão do disco, estruturas nervosas, diminui o pinçamento causados pelas hérnias de disco.